Filipe Silva's profile

Cachaça - Rosa do Sertão




Rosa do Sertão é um antigo alambique de Cordisburgo (Minas Gerais), recuperado em 2022 por uma família cuja tradição é fruto da destilaria. Seu nome presta homenagem à clássica obra literária de Guimarães Rosa, "Grande Sertão: Veredas". A solução realizou o desejo familiar de dar nova cara às cachaças já existentes e expandiu os rótulos com base nos diferentes processos de destilação e envelhecimento.

Inspirado na herança cultural da região de Cordisburgo, a embalagem destaca a essência da cidade natal de Guimarães Rosa a partir de elementos identitários da região — as estátuas e o Portal Grande Sertão.

Os elementos gráficos presentes no rótulo, o portal Grande Sertão e as estátuas, mostram relações, hierarquias e dão a ênfase visual necessária para a comunicação clara da embalagem. A representação simbólica das jornadas, os desafios enfrentados pelos personagens e o próprio sertão, homenageiam a obra de Guimarães Rosa. Em cada garrafa, existe o mistério e a aventura que te convidam a explorar as vastas veredas descritas pelo autor.

O uso da tipografia serifada traz elegância para o rótulo, juntamente com as linhas que contrastam com os cavaleiros texturizados. A definição do que diferencia os rótulos abre margem para expansão da marca através do uso das outras estátuas do Portal Grande Sertão.

Cachaça - Rosa do Sertão
Published:

Project Made For

Cachaça - Rosa do Sertão

Published: